Socorro!! A minha cadela tornou-se mulher!

Bem, este é sem dúvida um caso um pouco complicado que requere muita atenção e muita responsabilidade! Quando as nossas meninas de 4 patas tornam-se mulherzinhas e têm o mesmo problema do mês que nós, bem, não é mensal, mas sim de 1 a 2 ciclos.

 

Cliente chorando porque o animal está sangrando a outras dizendo que a cadela está menstruada. Quem vivencia a rotina da clínica veterinária sempre se depara com estas situações…
Bem, para começar vamos entender o seguinte: cadelas não possuem ciclo menstrual, e portanto não menstruam, nestas nossas amigas o que ocorre é o que o chamado ciclo estral, o qual possui fases cio características específicas.
A maturidade sexual das cadelas é muito variável. Nas raças de pequeno porte, o primeiro ciclo estral ocorre por volta de 7 a 10 meses, já nas raças de grande porte, este pode se dar  até o segundo ano de vida. a partir do primeiro cio, cada animal terá, em média, de 1 a 2 ciclos por ano, até o término de sua vida, já que cadelas não apresentam supressão de cio em função da idade avançada. O intervalo entre cada cio varia conforme o porte do animal, reça, idade, condições gerais de saúde e nutrição detre outros fatores.
O ciclo estral das cadelas, encontramos as seguinte fases:

Proestro

É a primeira fase do ciclo. Sua duração é em torno de 9 a 10 dias. Caracteriza-se pelo inchaço (entumescimento) da região vaginal. Neste período ocorre descarga vaginal sanguinolenta, daí a confusão com uma “menstruação”. O organismo do animal se prepara para a ovulação e posterior gestação. A fêmea não aceita o macho.
Estro (cio)
Esta fase dura aproximadamente 9 dias. Neste período ocorre a ovulação e a fêmea aceita o macho. É o “período fértil” da cadela.
Diestro
Na terceira fase do ciclo estral, que dura em torno de 70 dias, independente de estar prenhe ou não, todo o equilíbrio hormonal se comportará de forma similar a uma gestação. Nesta fase também pode aparecer a condição clínica conhecida como “falsa prenhez”. As fêmeas não grávidas podem, em função de todo este conjunto hormonal, “adotar” outros animais ou brinquedos, neste momento. Não há aceitação do macho.

Anestro

Com duração aproximada de  130 dias, esta é uma fase em que se observa uma certa estabilidade hormonal, sendo portanto uma fase de”repouso” e preparo do organismo para o próximo ciclo. Nesta etapa não há aceitação do macho.
2f3fc98a384cf47168f21e4a93fee3d4

Como lidar com a minha cadela menstruada?

DICAS:
– O uso de fraldas absorventes, próprias para cães, no período do proestro poderão evitar que o sangue se sua cadela cause manchas em tapetes, carpetes e sofás;
– Se não deseja que sua cadelinha venha a ficar prenhe, mantenha-a afastada de machos no período do proestro e do estro. Isto vale também para machos inteiros (não castrados) que convivem com sua cadelinha, mesmo parentes diretos. Não que haja riscos de prenhez na primeira fase, mas às vezes é difícil perceber a transição entre estas fases;
– Sua cadelinha, no período do estro a até no diestro poderá estar mais sensível e ansiosa. Evite neste período punições, submetê-las a condições de estresse e esteja também sensível a este período especial;
– Caso haja o desejo de reprodução, o ideal é que ambos os animais estejam com a vacinação em dias e passem por uma avaliação de um médico veterinário. Nesse caso o ideal é que a fêmea seja levada ao macho, logo após o término do “sangramento”. Eles deverão ser mantidos juntos em local tranquilo, durante todo o dia e separados no dia seguinte. Este procedimento deverá se repetir por três vezes, alternando um dia juntos e outro separados.

Vê Também

Cães acordam bebé de 15 meses para irem brincar durante a noite

Os pais de Chloe, uma menina de 15 meses, ficaram perplexos com a forma como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *