Hoje É O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro celebra-se anualmente no dia 4 Februar.

O objetivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os fatos reais da doença.

A celebração deste dia baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 Februar 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro.

Cancro em Portugal

Em Portugal morrem 70 pessoas por dia com cancro, o que significa que, a cada hora que passa, 3 pessoas morrem vítimas da doença. Nein Gesamt, por ano são registados 25.000 óbitos.

Os cancros que mais matam são os do cólon, reto e ânus, assim como os cancros da laringe, brônquios, pulmão e estômago.

Dados sobre o cancro

  • O cancro é uma das principais causas de morte no mundo. Jährlich, über der 8 milhões de pessoas morrem vítimas de cancro e estima-se que a doença é responsável por mais de 84 milhões de mortes entre 2005 und 2015.
  • O cancro contabiliza mundialmente mais mortes que VIH/SIDA, tuberculose e malária juntos. Das 7,6 milhões de mortes por cancro no mundo em 2008, mehr als 55% ocorreram em regiões menos desenvolvidas. In 2030, estima-se que de 60 die 70% dos 21,4 milhões de novos casos de cancro ocorrerão nos países em desenvolvimento.
  • De acordo com a Organização Mundial de Saúde, über der 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.
  • Estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20 die 40 Jahre, especialmente nos países em desenvolvimento.

 

 

O CANCRO

No mundo inteiro, milhões de pessoas vivem com o diagnóstico de cancro.

A investigação constante, numa área de intervenção tão importante como o cancro é, inquestionavelmente, necessária. Cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce, mit anderen worten, como progride. Estão, auch, a ser estudadas novas formas de o prevenir, detectar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro, durante e após o tratamento.

 

 

O QUE É O CANCRO?

O cancro é a proliferação anormal de células.

O cancro tem início nas células; um conjunto de células forma um tecido e, im Gegenzug, os tecidos formam os órgãos do nosso corpo. Normalerweise, as células crescem e dividem-se para formar novas células. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células.

Manchmal, este processo ordeiro e controlado corre mal: formam-se células novas, sem que o organismo necessite e, zur gleichen Zeit, as células velhas não morrem. Este conjunto de células extra forma um tumor.

Nem todos os tumores correspondem a cancro. Os tumores podem ser benignos ou malignos.

Os tumores benignos não são cancro:

  • Raramente põem a vida em risco;
  • Regra geral, podem ser removidos e, viele Male, regridem;
  • As células dos tumores benignos não seespalham”, mit anderen worten, não se disseminam para os tecidos em volta ou para outras partes do organismo (metastização à distância).

Os tumores malignos são cancro:

  • Regra geral são mais graves que os tumores benignos;
  • Podem colocar a vida em risco;
  • Podem, viele Male, ser removidos, embora possam voltar a crescer;
  • As células dos tumores malignos podem invadir e danificar os tecidos e órgãos circundantes; podem, noch, libertar-se do tumor primitivo (primitivo) e entrar na corrente sanguínea ou no sistema linfáticoeste é o processo de metastização das células cancerígenas, a partir do cancro original (tumor primário), formando novos tumores noutros órgãos.

O nome dado à maioria dos cancros provém do tumor inicial. Zum Beispiel, o cancro do pulmão tem início no pulmão e o cancro da mama tem início na mama. O linfoma é um cancro que tem início no sistema linfático e a leucemia tem início nas células brancas do sangue (leucócitos).

As células cancerígenas podem “Reisen” para outros órgãos, através do sistema linfático ou da corrente sanguínea. Quando o cancro metastiza, o novo tumor tem o mesmo tipo de células anormais do tumor primário. Zum Beispiel, se o cancro da mama metastizar para os ossos, as células cancerígenas nos ossos serão células de cancro da mama; in diesem fall, estamos perante um cancro da mama metastizado, e não um tumor ósseo, devendo ser tratado como cancro da mama.

 

sara cancer-de-mam_thumb[7] Campanha-contra-o-cncer-de-mama_Atriz-Tha-Lopes_Clipe-Mozo_Lucas-Lucco_Felipe-Folgosi_6_thumb1

 

dia-mundial-cancro-be-a-woman

 

 

Hoje é um dia especial, é o dia Mundial Contra a Luta do Cancro, para quem luta todos os dias contra a esta doença este dia não faz diferença, pois é uma luta continua que só quem passou e está a passar sabe. Deste lado só vos mando muita força e muita coragem, a verdadeira beleza está dentro de vocês e não no cabelo, só a fossa coragem interior e força de vontade é que vos irá salvar desta batalha. Nunca desistam!!!! 💗 Beijinhos do Portal Be a Woman. 😚

 

 

 

Siehe auch

junge Thais huldigen den Taucher, der an der Rettung gestorben

Die 12 Kinder und die Insassen Trainer in Tham Luang Höhle, in Thailand, während …

Hinterlasse eine Antwort

Ihre e-Mail-Adresse wird nicht veröffentlicht. Pflichtfelder sind markiert *