Fogaça, doce para comer à mão

O pão doce de Santa Maria da Feira, oferecido a São Sebastião, continua a ser sinónimo de festa

Every year, a 20 of January, cumpre-se o secular voto a S. Sebastião na Festa das Fogaceiras, com o célebre pão doce a ser alvo de bênção na Igreja Matriz, seguida de procissão pelas ruas da cidade, que faz desfilar centenas de meninas e adolescentes vestidas de branco. É assim há mais de cinco séculos e, embora o programa se tenha alargado a outras atividades, como concertos, exposições e oficinas, há momentos que se repetem ano após ano. Assim acontece com o cortejo que sai da Câmara Municipal, às 10h30, e segue para a igreja matriz, onde meia hora depois se celebra a missa solene. À tarde, a partir das 15h30, tem lugar a procissão.

O cartaz da Festa das Fogaceiras fica completo com a apresentação nesta quarta-feira, 20, da peça de teatro de revista Para Variar, no Teatro António Lamoso. Até final do mês, pode ainda assistir à estreia mundial da Symphonic Clapton (23 jan, sáb 21h30), no Europarque, ou ver o concerto dos Aurora (29 jan, sex 21h30) no encerramento da festa no Teatro António Lamoso.

De volta à fogaça, que se aconselha cortar à mão, para acompanhar o chá ou o café, veja o passo a passo que fizemos com Diogo Almeida, na Confeitaria Castelo.

 

mw-2048 mw-2048 (1) mw-2048 (2) mw-2048 (3) mw-2048 (4) mw-2048 (5) mw-2048 (6) mw-2048 (7)

See Also

Mother of 5 children gave light twin and died an hour later

The Californian firefighter Nick Reeder stood beside his wife's last day 9 …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *