The importance of body language in an interview

The importance of body language in an interview

The importance of body language in an interview

Como previamente abordado em muitos outros artigos, the majority of companies, doesn't appreciate only the curricular competencies in the recruitment process that starts. This is due, in part, ao facto de a percentagem de licenciados ter aumentando significativamente nas últimas décadas quando comparado com os anos noventa.

A realidade é que se à uns anos atrás o facto de sermos licenciados era um factor determinante quando nos candidatávamos a um emprego, todavia, hoje a realidade esta longe de ser essa, havendo cada vez mais a necessidade de nos diferenciarmos de outros candidatos.

Se vestir-se apropriadamente para um entrevista de trabalho é um factor muito importante na imagem que transmitimos para os entrevistadores, a linguagem corporal é, porventura, um dos factores que mais peso tem.

The importance of body language in an interview

A importância de manter o contacto visual com o entrevistador

A-importância-da-linguagem-corporal-numa-entrevista--contacto-visual

A linguagem corporal não pode, nem deve, ser encarada apenas como a nossa postura corporal e a utilização das mãos e do resto do corpo, uma vez que o próprio contacto visual que estabelecemos durante a entrevista de trabalho é muito importante.

Muito provavelmente no seu dia-a-dia já conversou com alguém que não consegue manter o contacto visual, e facilmente se apercebeu do qual desagradável é estarmos a falar para alguém que parece estar completamente alheado da conversa, como também a imagem de timidez que essa pessoa transmite.

Tendo em conta o exposto, podemos aferir que durante uma entrevista de trabalho deve procurar olhar quem o entrevista olhos nos olhos, uma vez que assim transmitirá a imagem de uma pessoa confiante e decidida que enfrenta o “touro pelos cornos”.

Importa salientar que não deverá fixar o seu olhar no entrevistador a todo o momento, uma vez que se conversar com alguém que não mantém o mínimo de contacto visual é desagradável, mais desagradável será conversarmos com alguém que esta constantemente a olhar para nós de forma fixa.

Saber escutar activamente quem o entrevista

Outro aspecto relacionado com a linguagem corporal, e a importância desta durante uma entrevista de emprego, é saber escutar o entrevistador.importância da linguagem corporal numa entrevista

A grande maioria, senão mesmo todas, as entrevistas de emprego passam por uma conversa fluída entre o entrevistado e o entrevistador, não focando exclusivamente aspectos profissionais, mas também factores da vida pessoal.

Prestar atenção ao que o entrevistador lhe diz e pergunta não é suficiente, deverá mostrar-lhe que esta realmente a escutá-lo e a compreender o que diz, isto passa não só pelas suas palavras, como também pela própria linguagem corporal.

Acenar com a cabeça, e erguer as sobrancelhas enquanto abre os olhos são uma excelente forma de mostrar ao entrevistar que o está a escutar activamente e não penas a prestar atenção.

Falar com o entrevistador através das mãos e do resto do corpo

importância da linguagem corporal numa entrevista

Finally, e porventura mais importante, cabe-nos falar da utilização das mãos e do resto do corpo. Este é um dos principais, provavelmente o mais importante, aspecto da linguagem corporal, uma vez que a nossa postura pode, in many cases, contrariar o que dizemos.

Saber transmitir confiança e segurança é algo complexo, de nada lhe valerá dizer ao entrevistador que é uma pessoa segura e com espírito de iniciativa quando a sua linguagem corporal diz que não.

Permanecer com uma postura corporal direita, evitar mexer-se excessivamente, evitar colocar as mãos nos bolsos, evitar movimento muito rápidos com as pernas, braços e mãos e utilizar as mãos e os dedos para realçar aspectos que considere importantes são boas estratégias para passar a sua mensagem, ajudando-o a mostrar que é a pessoal ideal para o cargo ao qual se candidata.

In short, a linguagem corporal não se prende apenas com a utilização das mãos e do resto do corpo, mas também com o contacto visual que estabelece com que o entrevista e a escuta activa. Estes são, no global, aspectos determinantes numa qualquer entrevista de emprego.

See Also

WhastApp Status: application gains equal use of Snapcha

It will allow sharing images, GIFs and videos that will disappear in 24 hours. O WhatsApp …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *