contribuir para o sucesso escolar dos filhos

Como contribuir para o sucesso escolar dos filhos

Como contribuir para o sucesso escolar dos filhos

Uma das maiores preocupações enquanto mãe é o bem-estar e a felicidade dos seus filhos, por isso tentamos sempre dar-lhes o máximo que podemos para serem e estarem o melhor possível.

E o sucesso escolar dos seus filhos é essencial para o seu bem-estar – mesmo que eles ainda não o entendam totalmente e se queiram focar mais nas brincadeiras e nos amigos. O seu papel aqui é orientá-lo para o sucesso; e mesmo que não esteja tudo nas suas mãos, a sua ajuda é essencial.

aprenda a contribuir para o sucesso escolar dos filhos

família torna-se assim bastante importante para o aumento do aproveitamento escolar dos mais pequenos. Ao contrário do que alguns pensam, esta não é uma obrigação apenas da escola, por isso não devemos deixar tudo nas mãos dos professores – esta é somente uma das partes essenciais relativa a esta questão.

Na verdade, é muito importante ir havendo algum acompanhamento e controle em casa para se certificar que tudo corre pelo melhor, sem no entanto sufocar demasiado os seus filhos. Assim, é preciso conseguir encontrar um equilíbrio nesta área, já que que o objectivo é simplesmente ajudar.

Como contribuir para o sucesso escolar dos filhosA importância do empurrão familiar

E enquanto alguns filhos precisam apenas de um lembrete para estudar, outros necessitam mesmo de um pequeno ou grande empurrão para se dedicarem aos estudos. Certifique-se que ao chegar a casa faz um ponto de situação, revendo os trabalhos de casa se for o caso. No entanto, se esta situação for impossível devido ao seu horário de trabalho, tente procurar outra alternativa, que pode passar por ter alguma ajuda externa, ou seja, alguém para o acompanhar directamente nos estudos ou então colocar o seu filho num centro de estudos e explicações. Se realmente ele tiver dificuldades em alguma disciplina ou matéria específica, então esta torna-se mesmo uma solução necessária.

E lembre-se que enquanto estudava também não era fácil; havia e haverá sempre (na verdade talvez cada vez mais) distracções que chamam mais a nossa atenção, parecendo mais apelativas. Dependendo das idades há as brincadeiras, os jogos de computador e a televisão, os amigos, as saídas… Por isso não as afaste por completo dos seus filhos, pois isso só irá fazer com que se revoltem , podendo prejudicar toda a situação.

Deve procurar outras formas para os ajudar na concentração e dedicação no estudo, como por exemplo utilizar um método de recompensa e castigo. Mas não se assuste, não se trata nem de violência nem tão pouco de o presentear com novos brinquedos! Basicamente, se não estudar, deixará de ter acesso a algo que goste (como acesso à televisão, jogos, etc) e aí por diante. Desta forma, ensina-o também a perceber que o esforço recompensa.

Criar regras para o estudo

A importância do empurrão familiarAs obrigações escolares têm de fazer parte da rotina do seu filho, e isso não acontece actualmente é necessário criar algumas regras – e acompanhar o cumprimento das mesmas, claro.

Estas regras podem passar por elaborar um horário de estudo, de acordo com as suas necessidades e tempo livre depois da escola. Mais uma vez, lembre-se que é importante também dar-lhe espaço para outras coisas, não o obrigando a focar-se unicamente nos estudos. Existem outras actividades que fazem parte do seu crescimento e da sua vida nesta etapa; além disso, se ele não brincar e não se divertir agora, quando o irá fazer?

Esta questão das regras exige também da sua parte algumas conversas com o seu filho, tentando-lhe fazer entender a importância da dedicação aos estudos e também do sentido de responsabilidade em geral. Ou seja, é importante que não se limite a impor regras sem qualquer explicação pois a tendência será provavelmente ele fazer o oposto.

Evite usar a sua autoridade de forma exagerada, pois apesar de ser você o adulto responsável e ele a criança/adolescente, deve haver respeito mútuo e ao falar com ele de forma compreensiva e calma, poderá estar a facilitar toda esta tarefa.

Por vezes ajudar no aproveitamento escolar do seu filho não é uma tarefa simples, mas será sem dúvida recompensador. Lembre-se que ao se dedicar ao sucesso escolar, o seu filho estará a apostar igualmente no sucesso da sua vida futura.

Como contribuir para o sucesso escolar dos filhos

Vê Também

Ninguém apareceu na festa do 9º aniversário desta menina autista. A internet respondeu assim

Já não é a primeira vez, infelizmente, que uma história deste tipo nos chega. Este …

Um Comentário

  1. Sei que muitos não darão a mínima para o que vou falar, e talvez nem leiam até o final , mas eu faço tudo pelo meu sonho, quem que aqui não tem seu sonho? meu sonho é mostrar meu trabalho, mais para isso preciso de curtidas, uma curtida pra vocês pode não ser nada mais já para mim sera mais um caminho andado,vocês podem me ajudar é só curtir minha página , assim vocês verão meu trabalho, Obrigado de coração <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *