como ser um bom pai

Como ser um bom pai

Como ser um bom pai

como ser um bom pai

Ser pai pode ser uma das experiências mais gratificantes da sua vida, mas isso não significa que seja fácil, por isso é importante saber como ser um bom pai. Não importa a idade do seu filho, o seu trabalho nunca está feito. Para ser um bom pai, precisa de saber como fazer com que os seus filhos se sintam valorizados e amados, ao ensinar-lhes a diferença entre certo e errado. No final do dia, a coisa mais importante é criar um ambiente de carinho, onde as crianças sentem que podem prosperar e se desenvolver em adultos confiantes, independentes, e solidários.

Às vezes, a melhor coisa que pode dar ao seu filho é amor e carinho. Um toque quente ou um abraço carinhoso pode deixar o seu filho sabe o quanto realmente se preocupa. Nunca esqueça como é importante uma conexão física quando se trata do seu filho.

Ame-os incondicionalmente; não os force a ser quem acha que eles devem ser para ganhar o seu amor. Deixe-os saber que vai sempre amá-los.

Elogie os seus filhos. Elogiar os seus filhos é uma parte importante de ser um bom pai. Quer que os seus filhos se sintam orgulhosos das suas realizações e bem consigo mesmos. Se não der a confiança de que necessitam para estar fora no mundo por conta própria, então eles não se vão sentir habilitados a ser independentes. Quando eles fazem algo de bom, que eles saibam que observou e que está muito orgulhoso deles.

Evite frases cobertor como “Bom trabalho!”. Em vez disso forneça um louvor descritivo que permita que eles saibam exatamente o que está a ser apreciado, como: “Obrigado por limpares os brinquedos depois de brincares com eles!”

como ser um bom pai

Evite comparar os seus filhos aos outros, especialmente irmãos. Cada criança é única e individual. Comemore as suas diferenças e incuta em cada criança o desejo de perseguir os seus interesses e sonhos. Não fazer isso pode dar ao seu filho um complexo de inferioridade, uma ideia que eles nunca podem ser bons o suficiente aos seus olhos.

Evite favoritismo. Pesquisas têm mostrado que a maioria dos pais tem favoritos, mas a maioria das crianças acredita que eles são os favoritos. Se os seus filhos estão a brigar, não escolha um dos lados, seja justo e neutro.

como ser um bom pai

Coloque as crianças mais velhas no comando do mais novo, fazendo-os assumir a responsabilidade pela sua individualidade e auto-suficiência.

Ouça os seus filhos. É importante que a comunicação com os seus filhos vá nos dois sentidos. Não deve apenas estar lá para fazer cumprir as regras, mas para ouvir os seus filhos quando eles estão a ter um problema. Tem que ser capaz de expressar o interesse nos seus filhos e envolver-se nas suas vidas.

como ser um bom pai

Arranje tempo para os seus filhos. Tenha cuidado para não sufocá-los. Há uma grande diferença entre proteger alguém e aprisioná-lo dentro das suas demandas demasiado inflexíveis. Quer que eles sintam que o seu tempo juntos é sagrado e especial, sem fazê-los sentir que são forçados a passar o tempo consigo.

Vê Também

Descubra qual é a melhor idade para ter filhos!

Numa altura em que a vida profissional e a estabilidade económica se assumem como principais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *