Saber dizer não aos filhos

Saber dizer não aos filhos

Saber dizer não aos filhos é importante

Hoje em dia nós, país, tentamos ainda que de forma indirecta e, por vezes, imperceptível proteger em demasiada os nossos filhos. Este comportamento leva a que eles se tornem, naturalmente, mais infantis e menos autónomos e independentes.

Saber dizer não aos filhos

Esta superprotecção, apesar de a nós, país, nos parecer o mais vantajoso para os nossos filhos, nem sempre o é, retardando em alguns casos o próprio crescimento e maturidade das crianças.

É um facto que hoje o mundo é diferente de à vinte ou trinta anos para cá, existindo mais perigos, sendo este um dos argumentos que a generalidade dos país utiliza para justificar a protecção excessiva que conferem aos filhos, todavia é inevitável que mais tarde ou mais cedo  os nossos filhos se exponham a estas situações de perigo, e nessa altura quanto mais estiverem preparados, melhor a ultrapassarão.

Estimule o seu filho a ser autónomo e independente

Saber dizer não aos filhosActualmente um dos principais erros de nós, país, na educação dos nossos filhos é não estimular a autonomia e independência destes. Não se trata de uma forma de descartamos as nossas responsabilidades parentais, nem tão pouco de deixarmos os nossos filhos ao “abandono”, mas sim através de pequenas formas estimularmos o seu crescimento e a sua autonomia.

Uma excelente forma de executar o que foi previamente exposto, é deixarmos encarregue os nossos filhos de desempenhar as pequenas tarefas que eles pela sua idade ou maturidade já podem executar, nomeadamente tomarem banho sozinhos, vestirem-se sozinhos, prepararem o seu lanche, entre outras.

Obviamente não se pode exigir, nem tão pouco esperar, que uma criança com apenas um ou dois anos de idade saiba escolher a sua roupa e vestir-se sozinha, todavia o mesmo não se passará com uma criança de dez anos, que obviamente já terá capacidade para desempenhar essa tarefa.

É muito comum ouvir dizer que amigos são aqueles que sabem dizer não quando tem de ser, ser pai ou mãe também passa por saber dizer não.

A importância de saber dizer não

Saber dizer não aos filhosPodemos deste modo concluir que saber dizer não é fundamental na educação e crescimento dos nossos filhos, uma vez que os ajudarão a crescer e mais aptos para lidar com possíveis situações de perigo.

Apesar do que foi abordado ser sempre relativo, e naturalmente não aplicável em todos os casos,  a realidade é que a nossa educação como país influencia decisivamente o futuro dos nossos filhos, que naturalmente queremos que seja o melhor possível.

Importa referir que não sou psicólogo nem tão pouco estudei o comportamento das crianças, não podendo desta forma julgar a educação que este ou aquele pai dá aos seus filhos, no entanto julgo que tudo o que foi aqui escrito tem um grande fundamento, porventura o mais valido deles todos, a própria logica.

Concluo aferindo que dizer não ao seu filho não é um sinal que não gosta dele, mas sim ajuda-lo a crescer, a ficar mais autónomos e independentes, naturalmente mais preparado para a vida, que como nós adultos sabemos, não é propriamente um mar de rosas.

Vê Também

Ninguém apareceu na festa do 9º aniversário desta menina autista. A internet respondeu assim

Já não é a primeira vez, infelizmente, que uma história deste tipo nos chega. Este …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *