Vale a pena consumir alimentos orgânicos?

Vale a pena consumir alimentos orgânicos?

Vale a pena consumir alimentos orgânicos?

Recentemente, muitas pessoas preocupadas em manter uma alimentação saudável estão trocando os vegetais comuns pelos orgânicos. Saiba se essa troca realmente compensa.

Vale a pena consumir alimentos orgânicos?

O que são alimentos orgânicos?

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos, hormônios, antibióticos, adubos químicos, organismos transgênicos e aditivos artificiais. Como resultado, os produtos são livres de uma série de componentes prejudiciais à saúde e causadores de doenças, como nitratos, metais pesados e elementos químicos venenosos.

Os orgânicos são mais caros porque são produzidos em menor escala , porém são muito mais saborosos e nutritivos.

 

Por que orgânicos são mais saudáveis?

Solos cultivados com fertilizantes químicos apresentam excesso de nitrogênio, que é absorvido pelos vegetais e causam um desequilíbrio em sua estrutura interna. Como consequência, atraem mais pragas e por isso exigem o uso de agrotóxicos, que quando ingeridos em excesso podem causar doenças crônicas, neurológicas, respiratórias, alergias, esterilidade e alguns tipos de câncer.

consumir alimentos orgânicos
Solos cultivados com fertilizantes químicos

Já na agricultura orgânica, o controle por métodos naturais é suficiente para manter a lavoura livre de pragas. Como não há agrotóxicos, as próprias plantas são obrigadas a aperfeiçoar seus sistemas de defesa para evitar o aparecimento de doenças e parasitas. Assim, aumenta a produção de substâncias como o licopeno e a isoflavona, importantíssimos na alimentação humana.

Além disso, a agricultura tradicional enfraquece o solo, o que diminui também o valor nutricional dos alimentos ali cultivados.

Na produção de alimentos de origem animal, são utilizados métodos que garantem a qualidade de vida dos bichos: eles são criados em áreas amplas, alimentados com ração natural e não recebem hormônios nem antibióticos. Como o animal está saudável no momento do abate, seus subprodutos também serão mais saudáveis, ricos em gorduras de melhor qualidade como ômega 3 e 6 e com menos radicais livres.

 

O alimento orgânico tem o mesmo sabor do convencional?

Por não usarem nenhum tipo de aditivo químico em todo o processo de produção, os alimentos orgânicos preservam o sabor, a cor e a textura originais dos alimentos. Assim como o sabor, o aroma também é mais acentuado no orgânicos.

 

Alimentos orgânicos, meio ambiente e responsabilidade social

Além dos benefícios para a saúde do consumidor, as culturas orgânicas também não oferecem risco para os agricultores, que não precisam manipular substâncias químicas extremamente tóxicas.

Outro ponto fundamental é a preservação do meio ambiente, pois não há resíduos tóxicos capazes de contaminar o solo e os lençóis freáticos, e a biodiversidade da região é respeitada.

Ao consumir produtos orgânicos, você incentiva os pequenos produtores rurais e ajuda a evitar a migração das famílias desses produtores para a zona urbana, onde a qualidade de vida é muito menor.

Consumindo produtos orgânicos, você preserva sua saúde, a natureza e ainda contribui com o sustento de várias famílias!

família

 

 

Vê Também

Descubra qual é a melhor idade para ter filhos!

Numa altura em que a vida profissional e a estabilidade económica se assumem como principais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *