O tabu da menstruação

O tabu da menstruação

 

Um tabu menstrual é qualquer tabu social que esteja relacionado com a menstruação. Em algumas sociedades, a menstruação é percebida como impura ou embaraçosa, estendendo-se até mesmo à menção da menstruação, tanto em público (na mídia e publicidade) ou em privado (entre os amigos, em casa). Muitas religiões tradicionais consideram a menstruação imunda.

 

Diferentes culturas vêem a menstruação de forma diferente. Estudos no início de 1980 mostraram que quase todas as meninas nos EUA acreditavam que não deviam falar sobre a menstruação com os meninos, e mais de um terço delas acreditava que não era adequado discutir a menstruação até com os seus pais. A base de muitas normas de conduta e de comunicação sobre a menstruação nas sociedades industriais ocidentais é a crença de que a menstruação deveria permanecer oculta.

 

Em outras sociedades certos tabus menstruais podem ser praticados sem a conotação de impureza. De acordo com o estudo transcultural dos antropólogos Buckley e Gottlieb, os tabus sobre a menstruação são quase universais, mas existem uma ampla gama de regras distintas para a conduta durante a menstruação “bastante diferentes entre si, até mesmo opostas, com diversos significados que são por vezes muito ambíguos.

 

 

O tabu da menstruação

Vê Também

Sabe o que é micro-traição? Veja quais os 16 sinais de infidelidade online!

Martin Graff, psicólogo da Universidade de South Wales, criou um conceito que pode vir a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *