A importância da linguagem corporal numa entrevista

A importância da linguagem corporal numa entrevista

A importância da linguagem corporal numa entrevista

Como previamente abordado em muitos outros artigos, a generalidade das empresas, não valoriza apenas as competências curriculares nos processos de recrutamento que inicia. Isto deve-se, em parte, ao facto de a percentagem de licenciados ter aumentando significativamente nas últimas décadas quando comparado com os anos noventa.

A realidade é que se à uns anos atrás o facto de sermos licenciados era um factor determinante quando nos candidatávamos a um emprego, todavia, hoje a realidade esta longe de ser essa, havendo cada vez mais a necessidade de nos diferenciarmos de outros candidatos.

Se vestir-se apropriadamente para um entrevista de trabalho é um factor muito importante na imagem que transmitimos para os entrevistadores, a linguagem corporal é, porventura, um dos factores que mais peso tem.

A importância da linguagem corporal numa entrevista

A importância de manter o contacto visual com o entrevistador

A-importância-da-linguagem-corporal-numa-entrevista--contacto-visual

A linguagem corporal não pode, nem deve, ser encarada apenas como a nossa postura corporal e a utilização das mãos e do resto do corpo, uma vez que o próprio contacto visual que estabelecemos durante a entrevista de trabalho é muito importante.

Muito provavelmente no seu dia-a-dia já conversou com alguém que não consegue manter o contacto visual, e facilmente se apercebeu do qual desagradável é estarmos a falar para alguém que parece estar completamente alheado da conversa, como também a imagem de timidez que essa pessoa transmite.

Tendo em conta o exposto, podemos aferir que durante uma entrevista de trabalho deve procurar olhar quem o entrevista olhos nos olhos, uma vez que assim transmitirá a imagem de uma pessoa confiante e decidida que enfrenta o “touro pelos cornos”.

Importa salientar que não deverá fixar o seu olhar no entrevistador a todo o momento, uma vez que se conversar com alguém que não mantém o mínimo de contacto visual é desagradável, mais desagradável será conversarmos com alguém que esta constantemente a olhar para nós de forma fixa.

Saber escutar activamente quem o entrevista

Outro aspecto relacionado com a linguagem corporal, e a importância desta durante uma entrevista de emprego, é saber escutar o entrevistador.importância da linguagem corporal numa entrevista

A grande maioria, senão mesmo todas, as entrevistas de emprego passam por uma conversa fluída entre o entrevistado e o entrevistador, não focando exclusivamente aspectos profissionais, mas também factores da vida pessoal.

Prestar atenção ao que o entrevistador lhe diz e pergunta não é suficiente, deverá mostrar-lhe que esta realmente a escutá-lo e a compreender o que diz, isto passa não só pelas suas palavras, como também pela própria linguagem corporal.

Acenar com a cabeça, e erguer as sobrancelhas enquanto abre os olhos são uma excelente forma de mostrar ao entrevistar que o está a escutar activamente e não penas a prestar atenção.

Falar com o entrevistador através das mãos e do resto do corpo

importância da linguagem corporal numa entrevista

Por fim, e porventura mais importante, cabe-nos falar da utilização das mãos e do resto do corpo. Este é um dos principais, provavelmente o mais importante, aspecto da linguagem corporal, uma vez que a nossa postura pode, em muitos casos, contrariar o que dizemos.

Saber transmitir confiança e segurança é algo complexo, de nada lhe valerá dizer ao entrevistador que é uma pessoa segura e com espírito de iniciativa quando a sua linguagem corporal diz que não.

Permanecer com uma postura corporal direita, evitar mexer-se excessivamente, evitar colocar as mãos nos bolsos, evitar movimento muito rápidos com as pernas, braços e mãos e utilizar as mãos e os dedos para realçar aspectos que considere importantes são boas estratégias para passar a sua mensagem, ajudando-o a mostrar que é a pessoal ideal para o cargo ao qual se candidata.

Em suma, a linguagem corporal não se prende apenas com a utilização das mãos e do resto do corpo, mas também com o contacto visual que estabelece com que o entrevista e a escuta activa. Estes são, no global, aspectos determinantes numa qualquer entrevista de emprego.

Vê Também

Descubra os melhores destinos do mundo para viajar e tirar fotos em 2017

Se é fã da arte da fotografia conheça os melhores lugares no mundo para captar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *