Lamborghini Reventon

Lamborghini Reventon – Como funciona

Lamborghini Reventon – Como funciona

Se é apreciador de carros, e não fica indiferente a um sonoro V12 então o Lamborghini Reventon não passava por si sem se fazer notar!

Qualquer Lamborghini é raro, mas o Reventon ainda leva a palavra “raro” mais a letra pois existem apenas 20 unidades em todo o mundo!

Lamborghini-Reventon-aviao

O seu desenho foi inspirado em dois aviões, mas não foram dois aviões ao acaso, mas sim um F-15 e um F/A-22 Raptor conferindo-lhe um design único na industria automóvel, até o interior foi inspirado nestes dois caças das força aérea! O design faz lembrar um flecha, que corta o vento com as suas aresta bem limadas, e bem precisa, pois para ter uma velocidade máxima superior a 300km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.2 segundos, como podem ver não envergonha os caças da força aerea!

O preço ? Nada de relevante, apenas 1.4 milhões de euros!

Vamos agora analisar o Reventon de uma forma mais técnica mas igualmente fascinante!

O Reventon ao contrário do que possam pensar não é um Lamborghini totalmente novo de raiz, parte da sua estrutura provém do Lamborghini Murcielago LP640, este pequeno pormenor gerou algum alarido entre os entusiastas da marca, segundo eles o Reventon era apenas um trabalho de cosmética sobre o corpo do Murcielago e não um produto totalmente novo que fizesse justiça ao seu design único e características diferenciadoras, tendo sido apenas acrescentados acessórios superfulos. Mas será que o Murcielago é o primo pobre do Reventon ? Não me parece.

Lamborghini-Murcielago-LP640
Lamborghini Murcielago LP640

O coração do Reventon é um V12  com uns estonteantes 6450 cv de potencia, números algo parecidos com o Murcielago. Mas então o que faz o Reventon (além da exclusividade claro) valer tanto dinheiro quando comparado com o Murcielago ?

O design exterior com o capot em forma de flecha e as entradas de ar mais esguio e afiadas conferem ao Reventon uma imagem aparatosa muito similar a um caça e embora tenha praticamente as mesmas dimensões que o Murcielado consegue facilmente destacar-se deste último com o seu arrojo.

Lamborghini-Reventon-1

As grandes entradas de ar não são um elemento superfulo, é necessário arrefecer os gigantes discos de carbono e pinças com seis pistões, garantindo assim um poder de travagem extremamente forte! O capot em forma de flecha é feito com um compósito de fibra de vidro e a carroçaria com compósito de carbono (CFC) garantindo baixo peso e uma robustez digna de registo.

Lamborghini-Reventon-lights

Uma das novidades no Reventon é o sistema de iluminação, está equipado com faróis de xénon duplos e LEDS para as luzes de sinalização e emergência, mas a grande novidade está nos LEDS traseiros, LEDS esses que ficam perto do sistema de escape que pode aquecer até 120ºC, fazendo com que a Lamborghini desenvolvesse uns LEDS nunca antes vistos pois são capazes de suportar as altas temperaturas emanadas pelo sistema de escape sem qualquer problema, algo inovador na época.

Lamborghini-Reventon-back-lights

Como podem ver o Reventon é um super carro assento nos pormenores, e ao longo do artigo já começam a perceber o que o destaca e diferencia do Murcielago.

Se nunca voou num caça mas se tem a oportunidade de entrar num Reventon então prepare-se pois a experiência vai ser parecida, depois de abrir a porta com a famosa abertura em tesoura e se sentar no seu interior vai deparar-se com um cenário quase de guerra e vai sentir-se dentro de um caça, ou talvez um piloto da força aérea! Isto pois grande parte do interior tem a cor “verde olova” que contribui para essa sensação quase militar!

Os mostradores do Reventon são TFT e cristais líquidos, exactamente iguais aos de uma televisão LCD e sem surpresa aos utilizados pela aviação, mostradores esses que estão integrados numa peça única de alumínio esculpida de forma perfeita. Com tanta tecnologia de ponta seria de se esperar mais alguma inovação, algo único e marcante, como um medidor de forças G… E foi isso mesmo que a Lamborghini fez, introduziu um medidor de forças G, tanto longitudinal (mede as forças G em aceleração e travagem) assim como lateral (mede as forças G’s laterais enquanto faz uma curva por exemplo), mais uma das características que levam a inspiração dos caças a letra por parte da Lamborghini!

mostradores-do-Lamborghini Reventon

Depois desta analise podem perguntar, o Lamborghini Reventon vale tanto dinheiro em relação ao Murcielago ? Bem eu não tenho a resposta, vai depender do gosto de cada um, mas de certeza que para um piloto de aviões vai valer, assim como para quem procura um carro exclusivo, com inovações extraordinárias e performances dignas de respeito!

Quando o Reventon foi apresentado em 2007 houve críticos em relação a pegada ambiental que os 20 Reventons iam causar ao mundo, pois ignoraram por completo os acordos ambientais vigentes a data de lançamento, mas um Lamborghini é isso mesmo, um carro excêntrico, despido de preconceitos e com vontade de se diferenciar, e isso o Reventon conseguiu de uma forma incrivelmente facil.

Lamborghini Reventon

Curiosidade: O Reventon continuou a tradição da Lamborghini em dar aos seus carros o nome de touros famosos, muitas vezes nomes de touros que finaram os seus próprios toureiros na arena! O nome do Reventon pertencia a um touro que matou o seu toureiro  Felix Guzman em 1943. O nome Reventon também tem outro significado, em espanhol significa “explosão”, palavra que assenta que nem uma luva no Reventon!

Vê Também

Descubra os melhores destinos do mundo para viajar e tirar fotos em 2017

Se é fã da arte da fotografia conheça os melhores lugares no mundo para captar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *